quinta-feira, 26 de novembro de 2009

faz tempo esse texto me inquieta.


qual a função da sala-de-estar?

abrigar temporariamente pessoas as quais você não abrigaria, nem temporariamente, em sua cozinha ou quarto.

o quarto por ser de foro íntimo. lá é seu e dos seus.
cozinha porque é lá onde se prepara, onde se reúne, sentado à mesa, no chão, ao pé da geladeira.

quarto e cozinha não são cantos pra pessoas indesejáveis. a sala-de-estar se apresenta como um intermédio, fácil de entrar, mais simples ainda de se expulsar. tudo com/sem cerimônia.

minha cozinha e quarto andam meio vazios, as paredes parecem mais largas e a distância entre os utensílios domésticos se agiganta. mas é por tempo, tempo só. já me peguei em desespero.

-fará um ano e minha cozinha e quarto continuam vazios.

por conta disso já me vi tentando preenchê-los com um estofo muito do fajuto. é que tenho pressa, urgência. longe de casa, dos amigos, o meu mundo parecia uma ambulância veloz à caça de enfermos.

hoje, no ponto do ônibus, ruminando certa fome, esperando a condução, percebi o quanto é perigoso fazer da minha vida uma sala-de-estar, permitir entrar gente que suja parede, derrama refrigerante no sofá, derruba o controle remoto no chão...ah, paciência.

paciência, quarto e cozinha ainda serão mui bem habitados por gente que diminui a distância entre os utensílios e faz as paredes pararem de alargar.

pessoas sala-de-estar
pessoas quarto-cozinha

diferença básica:

pessoas sala-de-estar te cansam, são medianas, medíocres e te cooptam...você quer ser mais?você quer ser alguma coisa a mais?não vá, fique aqui, a vida não é muito mais que isso, mas se for, relaxe, senta no sofá.

pessoas quarto-cozinha te cansam, porque nada para, há um movimento contínuo entre fazer/preparar e relaxar/descontrair. há mais vida ali, além,
há inclusive vida lá na sala-de-estar, vamos dar uma passadinha lá, olhar nos olhos, dividir o que há pra ser dividido, e voltemos pra nossa cozinha-quarto.

pessoas medianas te fazem esquecer que há um plano, te fazem perder o espírito da coisa, te devassam. repúdio.

pessoas medianas usam toda a artificialidade da sala como escudo, quando estao em seus quartos sentem-se esmagadas pelas paredes e na cozinha...só há pretextos pra se dirigir pra sala.

a sala não é o lugar de pessoas desejáveis. basta perceber o intenso fluxo ali reinante.

Um comentário:

Kellen disse...

Eu acho que pessoas quarto/cozinha são as que têm mais importância. As outras são outras.

É claro que elas podem cansar a gente, mas se estão ali é pq são suficientes pra ocuparem esse espaço. Se assim não fosse, estariam na sala. Seriam só outras como as outras.