sábado, 30 de abril de 2011

dia desses ouvi de alguém que eu tenho potencial pra ser lider, porque eu falo de forma sugestiva e envolvente.

vá lá, claro que fiquei envaidecido com o comentário. sorri e tudo, mas...não, não tenho potencial pra ser lider.

lembro que quando tinha 16 anos resolvi entrar no teatro, incentivado pela minha namorada, que tinha quase 18, pra perder a timidez e tal.
ela dizia, você pode ser diretor de teatro, dai que não precisa se expor, mas antes você tem que fazer uma peça como prova.
eu ia na onda. queria conhecer o mundo e ainda mais com uma excelente guia...fui. descobri que, honestamente, é bem mais dificil ser diretor que ator, se você não fez teatro não imagina!
descobri que dentro do teatro eu queria ser ator, não diretor, nem dramaturgo (posição que estou repensando nesses últimos meses) nem nada...ator. estar no palco. porque o lugar dos timidos é no palco e não fora deles. já gastamos toda nossa vida fora dos palcos.

apesar de me agradar o palco, a cena, a exposição no palco, não tenho tino de liderança.
por exemplo, quando entro em sala de aula, como professor, me é natural quebrar o protocolo, sentar e papear com os alunos, dar aula assim, sem muita cerimônia, não sei respeitar muito esses limites.

mas, você pode se perguntar, o que tem a ver a tarefa de ator e professor com a coisa da liderança?

e eu respondo, acho que muito.ambos exercem um poder, não estão nas coxias, estão em cena, se expondo, sendo alvo de olhares. o lider também, com a sensivel diferença de que ele, o lider, não cria.
por isso, eu jamais lideraria nada em minha vida.

Nenhum comentário: